Social Icons

twitterfacebookgoogle plusyoutube

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Resenha: As vantagens de ser invisível


Olá queridos leitores!
É com um imenso prazer que apresento a vocês a minha resenha do livro As vantagens de ser invisível um dos melhores livros que li este ano, isso se não foi o melhor que li. Espero que gostem...


As Vantagens de Ser Invisível 

Ao mesmo tempo engraçado e atordoante, o livro reúne as cartas de Charlie, um adolescente de quem pouco se sabe - a não ser pelo que ele conta ao amigo nessas correspondências -, que vive entre a apatia e o entusiasmo, tateando territórios inexplorados, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e ao mesmo tempo fugir dela.
As dificuldades do ambiente escolar, muitas vezes ameaçador, as descobertas dos primeiros encontros amorosos, os dramas familiares, as festas alucinantes e a eterna vontade de se sentir "infinito" ao lado dos amigos são temas que enchem de alegria e angústia a cabeça do protagonista em fase de amadurecimento. Stephen Chbosky capta com emoção esse vaivém dos sentidos e dos sentimentos e constrói uma narrativa vigorosa costurada pelas cartas de Charlie endereçadas a um amigo que não se sabe se real ou imaginário.
Íntimas, hilariantes, às vezes devastadoras, as cartas mostram um jovem em confronto com a sua própria história presente e futura, ora como um personagem invisível à espreita por trás das cortinas, ora como o protagonista que tem que assumir seu papel no palco da vida. Um jovem que não se sabe quem é ou onde mora. Mas que poderia ser qualquer um, em qualquer lugar do mundo.

Resenha:

Nossa realmente não tenho a mínima ideia de como iniciar a resenha deste livro. A leitura deste livro foi excepcional é o livro que fica até difícil de você ao menos falar dele, a única coisa que resta são as lembranças que se formam em sua mente a respeito da história. Mas mesmo assim eu vou tentar mostrar um pouco da grandeza desta maravilhosa obra.
Um retrato da juventude com todas as suas dificuldades e problemas As vantagens de ser invisível leva ao leitor a conhecer a vida de Charlie através de suas cartas que ele escreve para um Querido amigo que no livro não conhecemos. Toda a narrativa é feita por meio destas cartas, e nelas descobrimos a vida de Charlie um garoto tímido, mas muito observador que repara em tudo o que ocorre em sua volta e tenta entender algumas coisas da vida. A visão que Charlie tem de todas as coisas é muito marcante! Quando ele entra na escola fica muito preocupado com o que pode acontecer, após o seu melhor amigo ter se suicidado, ele se vê sozinho  e com medo de tudo o que pode acontecer neste novo ano letivo. Charlie fica muito deprimido pela sua solidão, não consegue entender porque aconteceu isso com o seu amigo, porque todos da escola estão seguindo a suas vidas como se nada houvesse ocorrido, e também porque ninguém repara nele, porque para os outros ele não passa de um menino estranho invisível que ninguém ao menos tem a vontade de conhecer. Mas tudo isso acaba quando ele conhece uma cara muito legal na sua escola chamado Patrick e no mesmo dia conhece uma linda garota que faz com que o seu coração bata mais forte chamada de Sam a princípio Charlie pensa que Sam e Patrick são namorados por eles andarem sempre juntos,  mas descobre que eles são apenas Meio Irmãos. 
Com os novos amigos Charlie finalmente se senti feliz e começa a se sentir parte de alguma coisa. Perto dos dois todos os seus receios e preocupações com que vai acontecer são esquecidos parece que tudo vai dar certo,  perto deles tudo é melhor, perto deles ele se senti INFINITO.

"De qualquer forma, Patrick começou a acelerar o carro, e antes que chegássemos ao túnel, Sam se levantou e o vento transformou seu vestido em ondas do mar. Quando chegamos ao túnel, todo o som foi engolido num vácuo e substituído por uma música no toca - fitas. Uma linda canção chamada "Landslide". Quando chegamos ao fim do túnel, Sam deu um grito muito divertido, e foi isso. Chegamos ao centro . As luzes nos prédios e todo o resto eram maravilhosos. Sam se sentou e começou a rir. Patrick também riu. Eu comecei a rir.
E naquele momento eu seria capaz de jurar que éramos infinitos." Pág.49

Com muitos temas fortes abordados no livro como: drogas,estupro,homossexualismo, aborto, problemas mentais, suicidios, entre outros, Stephen retrata muito bem o que é a juventude uma fase  em que tudo o que sentimos é mais intenso por trás das cartas de Charlie. Ele mostra a vida da maneira que ela é com todos os problemas ou confusões ela simplesmente é a vida!
Charlie tem uma visão muito linda e ingênua sobre o mundo é um personagem muito marcante que com certeza ficará na minha memoria para sempre. 

As Vantagens de ser InvisívelApós eu ler o livro fiquei horas e horas, até mesmo dias relembrando toda a história e tentando entender quem realmente é o Charlie e quem realmente eu sou. O livro tem realmente este poder de fazer com que você fica muito tempo tentando entender várias coisas que na maioria das vezes você simplesmente ignora.  Cheio de sentimentos e emoções este livro não é apenas um livro infanto - juvenil, é mais que isso é uma grande história de vida narrada por um jovem que em meio a sociedade maldosa que vivemos mantém a sua ingenuidade...

Uma das melhores leituras que tive no ano com muito sentimentalismo e emoção As vantagens de ser invisível é aquele livro que indicamos para qualquer leitor não importa a idade. Por isso tudo indico a todos você!
Após ler o livro EU ME SENTI INFINITO!

Alguns trechos que eu gostei demais do livro:
“E quero que saiba que sou feliz e triste ao mesmo tempo e ainda estou tentando entender como posso ser assim” Pág 12
"E penso em como muitas pessoas têm adorado essas canções. Como muitas pessoas passaram maus bocados por causa dessas canções. E como muitas pessoas tiveram bons momentos com essas canções. E o quanto essas canções realmente significam. Acho que seria ótimo ter escrito uma delas. Aposto que, se eu tivesse escrito uma dessas músicas ficaria muito orgulhoso. Espero que as pessoas que escreveram essas canções sejam muito felizes. Tomara que elas se sintam realizadas. Tomara mesmo, porque elas me fazem feliz. E eu não sou o único" Pág 72
“[...] As coisas mudam. E os amigos partem. E a vida não para pra ninguém.” - Página 155.

Para quem ainda não está sabendo este livro vai ser adaptado para o cinemas com a grande participação de Emma Watson.





Abaixo o trailer:


A estreia de As Vantagens de Ser Invisível está prevista para o dia 19 de outubro deste ano.

Espero que tenham gostado, comentem bastante. Pretendo ainda fazer outras postagens escrevendo a respeito do livro e sua adaptação, que aguardo ansiosamente!
E vocês o que acharam? Comentem muito...
Abraço!
David.H.S

9 comentários:

  1. NOOOOOOOOOSSA, eu estou simplesmente morrendo para ler esse livro!!! Só de ler a sua resenha, que esta ótima, me deu um aperto no coração de ainda não ter comprado! Bom, acho que só vou conseguir na bienal! Parabéns pela resenha! Perfeita!
    Murilo - Books All Over You

    http://booksalloveryou.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olha, pela capa eu nao daria nem um real neste livro, mas depois da sua resenha o livro me chamou a atençao, e o trailer tb nao deixoua desejar neh haha
    beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá,achei sua resenha ótima,eu já estava sabendo sobre o filme,mas fiquei muito feliz de saber que existe o livro também! haha.
    Fiquei com muita vontade de ler o livro,parabéns pelo blog.também tenho um sobre livros e filmes,se quiser retribuir sua visita ao meu também ficarei agradecida.Estou seguindo.

    strawberrydelivrosefilmes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá.
    Retribuindo sua visitinha...
    Bom, eu só conhecia o filme. Não fazia ideia de que era a adaptação de um livro.
    A capa do livro é uma coisa horrível, vamos ser sinceros. Gostei muito da sua resenha.

    Abraços.

    Vívian Rezende
    www.vivianrezende.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá, Já ouvi falar do livro. Mas nunca do filme. Fiquei bastante curioso para conferir os dois.

    Lucas
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Nossa ficou demais a resenha.Arrasou!!!
    Fiquei com vontade de le-lo agora,pois parece ser demais!
    Quem sabe, será a minha próxima leitura...

    Beijos :*.

    ResponderExcluir
  7. Sua resenha ficou incrivel,Parabéns :)
    Com certeza eu vou ler este livro , depois de ler sua resenha :)

    Beijos ;)

    ResponderExcluir
  8. Eu estou muito ansioso para ler esse livro, até agora todos elogiaram muito ele, e os temas que ele aborda no livro são muito polêmicos, eu gosto de livros que te tirem da sua zona de conforto e te fazem refletir sobre temas que você não pensava antes. Eu com certeza vou ver o filme pois eu amo a Emma Watson.
    Abraços.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir

 

Banner

Create your own banner at mybannermaker.com!